Cantor e compositor americano foi anunciado nesta quinta-feira. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia
O compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano Bob Dylan é o prêmio Nobel de Literatura 2016.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 13, na Academia Sueca pelo artista "ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".
O compositor é o primeiro norte-americano a levar o Nobel desde Toni Morrison, em 1993.
Dylan nasceu Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941 em Duluth, no Minnesota.
Neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho.
Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music.
Em 1960, mudou-se para Nova York onde manteve contato com o seu ídolo o lendário cantor folk Woody Guthrie.
Na época, Guthrie estava hospitalizado em decorrência de doença hereditária no sistema nervoso e Dylan o visitava com regularidade. Também passou a frequentar cafés e clubes de Greenwich Village integrando-se a outros músicos, momento frutífero para suas composições.
Escreveu o tributo ao ídodo Song to Woody. Foi descoberto pelo jornal The New York Times, que escreveu artigo sobre a performance do jovem cantor. Tempos depois assinou contrato com a Columbia Records, momento que acrescentou legalmente o sobrenome Dylan.
Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles.
Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário