O secretário (Sagittarius serpentarius) é um pássaro muito interessante. Apesar da aparência enganadora e do nome estranho, ele é na verdade uma ave de rapina parente dos falcões e águias.
Existem duas hipóteses para explicar de onde o animal ganhou o curioso apelido: alguns dizem que recebeu esse nome por causa de suas cristas na parte de trás de sua cabeça, que lembram as penas que serviam de caneta para os secretários do século XVIII e eram enfiadas em suas perucas, enquanto outros creem que a alcunha é na verdade uma corrupção do árabe “saqr-et-tair”, que significa “ave caçadora”.
Também chamada de serpentário, este segundo cognome deixa claro quem ela caça, preferencialmente: serpentes.
Além da crista, a ave tem outra característica distintiva: belos e longos cílios proeminentes, que a fazem parecer uma personagem pronta para estrelar um filme da Pixar.
Caçadora
Brian Connolly é fotógrafo de natureza há 10 anos. “Pelo que vi, o pássaro secretário é verdadeiramente único”, contou ao portal The Bored Panda. “Eles caçam cobras no chão, pisando nelas com suas pernas e garras de aparência de dinossauro”.
A espécie habita todas as regiões da África a sul do Saara, exceto zonas de floresta densa. Embora seja uma carnívora diurna que se alimenta de uma variedade de presas, a capacidade da ave de matar cobras nas pastagens africanas é bem documentada.
Ao contrário da maioria das aves de rapina, o secretário é em grande parte terrestre, o que significa que caça a presa a pé. Ele pode viajar mais de 30 quilômetros por dia em busca de cobras, insetos e outros animais, como lagartos, anfíbios, roedores e ovos de outros pássaros.
Pequenos animais são geralmente comidos inteiros, enquanto presas maiores são pisoteadas até a morte antes de serem consumidas.
Imponentes
Os secretários podem medir cerca de 1,35 m de altura, pesar 3,3 kg e ter uma envergadura de mais de 2 m. Com uma cabeça relativamente pequena e um bico em forma de gancho, sua plumagem tende a ser de um cinza claro-azulado e seu rosto vermelho. Suas penas de voo são pretas.
Suas pernas são longas e poderosas e, como mencionado anteriormente, são usadas para lidar com a presa. Secretários não têm os dedos do pé como os de outras aves de rapina; os seus são mais grossos e com garras curtas nas extremidades.
Essas criaturas majestosas preferem campos abertos, estepes e savanas pontilhadas de árvores, áreas onde a grama é relativamente curta para caçar mais facilmente.
As aves constroem grandes ninhos em acácias ou espinheiros feitos de galhos longos e planos. É comum que seus ninhos cresçam ano após ano. Os indivíduos retornam a eles todo dia antes do anoitecer, saindo para caçar durante o dia.
O acasalamento inclui uma exibição mútua de perseguição com as asas abertas e para trás, semelhante ao modo como as aves agem ao perseguir uma presa no solo. A fêmea põe dois a três ovos durante um período de dois a três dias, que são em seguida incubados por mais 45 a 50 dias.
Os secretários são admirados na África por sua aparência impressionante e capacidade de lidar com pragas e cobras. O pássaro já virou emblema no Sudão, bem como estampou o brasão de armas da África do Sul.
Do nosso véi
Explêndid
ResponderExcluir