terça-feira, 12 de setembro de 2017
As misteriosas “luzes de terremoto” que surgiram no México
O grande terremoto de magnitude 8.2 que atingiu o México no início desta semana teve um efeito colateral estranho e fascinante: luzes misteriosas que acompanharam os tremores.
Numerosos vídeos têm aparecido nas redes sociais, mostrando os flashes que iluminaram o céu noturno da Cidade do México.
Tais brilhos não são relâmpagos, nem mesmo luzes provenientes de aviões. Acredita-se que os flashes tenham sido causados pelo terremoto propriamente dito.
Mais especificamente, as luzes provêm de um tipo particular de rocha.
Melhor explicação
Um estudo publicado em 2014 revelou que essas “luzes de terremoto” podem aparecer em muitas formas, como chamas azuladas ou flashes rápidos que se assemelham a relâmpagos, por exemplo.
Elas surgem a partir do estresse dos tremores, acumulado em certos tipos de rochas. “Esta acumulação pode dividir pares de átomos de oxigênio carregados negativamente no solo, permitindo que eles fluam até a superfície como uma corrente elétrica através de rachaduras na rocha”, afirma Leila Ertolahti, professora de geologia na Universidade Farleigh Dickinson (EUA). “Se existem átomos suficientes, eles podem ionizar e formar um plasma, ou gás carregado, que emite luz”.
Fenômenos naturais
O terremoto que precedeu as luzes bizarras foi o mais forte que o México enfrentou em quase 100 anos, e o segundo desastre ambiental desta semana, após o furacão Irma.
Do nosso véi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário