terça-feira, 12 de abril de 2022

Ucrânia interceptou um drone russo e seus componentes são uma surpresa

 


De um tempo para cá, os drones se tornaram dramáticas armas de guerra, tanto em trabalhos de vigilância como de destruição. A Ucrânia conseguiu interceptar um drone russo recentemente, e em um vídeo mostram o que ele tem em seu interior e a tecnologia incorporada pelos russos nestes dispositivos. O vídeo postado na rede é obra da agência de informação do Ministério de Defesa da Ucrânia. No mesmo, mostra um soldado junto ao que diz ser um veículo aéreo não tripulado (UAV) russo Orlan-10 que caiu em algum ponto da Ucrânia.

A verdade é que o clipe mostra componentes bem surpreendentes, ainda que não seja de um ponto de vista inovador quanto a tecnologia. Como explica o soldado que faz a análise, o que há é uma tecnologia "pobre" para ser um drone de uma potência militar, de fato, e como assinalam, certos aspectos recordam mais a um projeto de avião RC para entusiastas que uma peça de espionagem militar de alta tecnologia.


Em seu interior a câmera principal responsável pela captura de imagens é uma Canon EOS Rebel T6i, uma câmera DSLR lançada em 2015 que atualmente vale uns 1.500 reais no mercado de segunda mão. Ademais, a câmera está montada em uma placa com uma tira de fixação de velcro. Não só isso. O dial de modo da câmera foi colado para evitar que o modo de disparo mude acidentalmente em pleno vôo. Na parte superior do drone, a tampa do tanque de combustível sugere que foi feita com algum tipo de garrafa de água de plástico, e várias partes do drone também estão fixados com algum tipo de fita adesiva.



Segundo a agência de notícias ucraniana UNIAN, um drone Orlan-10 custa entre 400.000 e 550.000 reais por unidade. Tal e como explicam:


- "O Orlan-10 é desenvolvido pela Special Technological Center, com sede na Rússia. A fuselagem e o motor são feitos na Rússia, seus componentes eletrônicos vêm de Taiwan. A Rússia com frequência usa este modelo em Donbass para reconhecimento e ajuste do fogo de artilharia."


Por verdade, agora que sabemos de onde vem a câmera do interior dos drones russos, recordamos que Canon Europa já anunciou em março que tinha suspendido todos os novos envios de produtos a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia por parte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário