quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

 


De vez em quando, o Titanic volta a ser notícia. Aliás, o naufrágio mais famoso da história está de "aniversário". O filme sobre o trágico fim dirigido por James Cameron marca os 25 anos, momento escolhido para divulgar cenas brutas inéditas. A filmagem que vemos mostra o naufrágio do transatlântico mais famoso do mundo em toda a sua glória enferrujada e decadente, um vídeo feito durante uma expedição em julho de 1986 por pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Hole (IOWH). A equipe teria retornado ao local apenas nove meses após a descoberta por meio de um pequeno submarino chamado Alvin.

Como muitos devem se lembrar, o Titanic afundou no Oceano Atlântico em 15 de abril de 1912, depois de bater em um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para a cidade de Nova York. Estima-se que 1.500 passageiros morreram e o naufrágio afundou no fundo do mar, cerca de 4.000 metros abaixo do nível do mar, a cerca de 740 quilômetros de Newfoundland, no Canadá.



Demorou décadas até que seus restos mortais fossem encontrados em setembro de 1985. Desde então, um pequeno punhado de expedições se aventurou em seus restos e retornou com imagens impressionantes. De acordo com Cameron em uma declaração da IOWH:


- "Mais de um século após a perda do Titanic, as histórias humanas incorporadas no grande navio continuam a ressoar. Como muitos, fiquei paralisado quando Alvin se aventurou no naufrágio. Ao postar este vídeo, a IOWH está ajudando a contar uma parte importante de uma história que atravessa gerações e abrange o globo."



A verdade é que não haverá muito mais oportunidades para filmar o que resta do Titanic. O navio está se desintegrando e rapidamente dissolvido por ferrugem, sal marinho e bactérias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário