sexta-feira, 31 de maio de 2024

Rede de supermercados Dia sai do Brasil e vende todas as lojas do país por 100 euros

 


A rede de supermercados espanhola Dia fechou um acordo para vender todas as suas lojas no Brasil por um preço simbólico de 100 euros. Agora, a varejista afirma que irá concentrar seus esforços em negócios na Espanha e Argentina, onde tem uma marca mais estabelecida. Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no País, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina “onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade"

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguardava a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no país

”Na ocasião, o grupo Dia afirmou que ainda iria manter as 244 lojas do estado de São Paulo em funcionamento. Porém, a empresa decidiu sair de vez do país. A varejista concordou em vender 100% da operação brasileira para a MAM Asset Management, do Banco Master. A rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo no País.


Em nota, a rede afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis. “Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica. A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário