Cientistas criam bateria que “segura a carga” por 5.700 anos
Cientistas britânicos desenvolveram uma bateria feita de diamantes que pode manter a carga de dispositivos por mais de 5.700 anos, o que pode revolucionar indústrias que dependem de fontes de energia duradouras.Essa bateria inovadora é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bristol, na Inglaterra, e a Autoridade de Energia Atômica do Reino Unido (UKAEA).
Os cientistas desenvolveram a bateria usando a radioatividade do carbono-14, isótopo radioativo famoso pelo seu papel em datação por radiocarbono, que existe em um diamante.
O carbono-14 possui uma vida média de 5.730 anos — responsável, portanto, pela durabilidade da energia da nova bateria. Ao contrário de baterias eletroquímicas convencionais, a bateria de diamante opera similarmente aos painéis solares.
No entanto, em vez de converter luz em energia, a bateria captura elétrons da emissão radioativa do carbono-14. Por isso, a estrutura da bateria é crucial para garantir a segurança e longevidade do dispositivo.
“Diamantes são eternos”: bateria dura 5.700 anos, apesar de pouca potência
O comunicado que anuncia a bateria cita um dos símbolos da cultura pop britânica, destacando a longa duração de carga. “Os Diamantes são Eternos?”, publicado no site oficial do UKAEA, faz referência ao filme da franquia “007” estrelado por Sean Connery para explicar como essa bateria não é eterna, mas pode durar mais tempo que o planeta.
Os cientistas desenvolveram um diamante sintético que encapsula o carbono-14, contendo possíveis riscos de radiação de maneira eficiente. No entanto, ao contrário do filme, o diamante dessa bateria não consegue criar uma arma laser para destruir ogivas nucleares da China, dos EUA e da antiga União Soviética. Na verdade, os elétrons, conforme trafegam pela bateria de diamante, geram eletricidade, fornecendo uma fonte de energia contínua e duradoura, mas com pouca potência.
Os cientistas não decidiram a quantidade de carbono-14 por bateria, mas 1 grama de carbono-14 entrega 15 joules de energia por dia. 15 joules por dia correspondem a 0,02% de um watt por hora.Apesar da pouquíssima potência, a carga da bateria de diamante com carbono-14 dura mais de 5.700 anos, útil para aplicações em setores que dependem de operações contínuas.
A bateria com carga de 5.700 anos é ideal para dispositivos como marcapassos e também sondas espaciais. Além disso, o uso de blocos de grafite de reatores de fissão nuclear são responsáveis pelo aspecto sustentável da bateria.
Ao reutilizar materiais radioativos que iriam para a lata de lixo, as baterias de diamante oferecem uma solução energética responsável e com consciência ambiental. Claro, a bateria de diamantes pode não ser eterna, mas 5.700 anos de carga já é um bom começo na busca de soluções duradouras e sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário