segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Carros elétricos chineses entram na Europa com preços de arrasar


A Aiways é o primeiro fabricante chinês de veículos elétricos autorizado a vender na Europa, e promete arrasar com preços competitivos, sendo que o seu SUV elétrico “midsize” chega a metade do preço dos seus rivais!


Na China as vendas do Aiways U5, SUV elétrico, arrancou em 29 de novembro de 2019! E é o primeiro veículo 100% elétrico de marca chinesa que é comercializado na Europa! A Aiways, com 3 anos de existência, é uma startup que nasceu em Xangai e obteve pela TUV Rheinland a certificação necessária para comercializar o seu SUV U5 em qualquer parte da União Europeia.


Este modelo vem assim rivalizar com o Kia e-Niro, o Hyundai Kauai, e para isso passou no ECWVTA, o teste de certificações para a Comunidade Europeia de veículos elétricos. Isto significa que as autoridades competentes consideram que este SUV cumpre com todas as normas e requisitos legais em matérias de segurança e ambiente, sendo assim passível de ser comercializado na Europa!

Alex Klose, vice-presidente de Operações no Exterior e Estratégia de Produto da Aiways surpreendeu ao dizer que inicialmente nem era este o objetivo. Mas que não podiam ignorar esta oportunidade de comercializar o SUV 100% elétrico a preços acessíveis e livre das restrições dos fabricantes europeus.

Os motivos não se prenderam apenas com a vontade de responder à procura europeia de veículos elétricos mais baratos, mas sim também por compensar a queda das vendas no mercado chinês. No último ano as vendas na China caíram, muito devido aos cortes nos benefícios na aquisição de veículos elétricos, e assim a aposta no mercado Europeu foi visto de bons olhos!


A viagem do U5 de Xangai a Frankfurt

Em 17 de julho o U5 deu início à uma viagem desde Xangai até Frankfurt, terminando a 7 setembro de 2019! 53 dias de estrada, 12 países atravessados (China, Cazaquistão, Rússia, Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, França, Suíça e Alemanha), comprovaram assim a sua robustez e validade da tecnologia elétrica chinesa! A viagem garantiu ainda uma entrada no livro dos Recordes, como a viagem mais longa de um veículo elétrico de sempre, exatamente 15022 km! Também lembramos  que ele passou em zonas onde praticamente não existem postos de carregamento, como o Deserto de Gobi ou os Montes Urais… mas ainda assim nada deteve os chineses.



Quanto vai custar o SUV Aiways U5? 

Tendo por base os atuais veículos elétricos, o SUV U5 tem como rivais o Hyundai Kauai Electric e Kia e-Niro, pretendendo atacar o segmento de mercado com preços baixos, mas boa relação qualidade-preço. É maior que a concorrência, 4680mm de comprimento vs 4375 mm do e-Niro e 4180 do Kauai, sendo mesmo maior que um Audi Q5 (4663 mm de comprimento), é mais um modelo de médio porte do que compacto, e 1880 mm de largura e 1680 mm de altura. O preço base tem sido avançado nos mercados internacionais de cerca de 25000 €, não é assim apenas uma ameaça aos concorrentes de veículos elétricos, mas também é altamente competitivo com as versões de combustíveis convencionais.

U5 vs adversários 

Num critério exclusivamente de preço vs autonomia, o chinês vai custar 25000 € irá destacar-se! O Niro elétrico tem 289 km de autonomia com a bateria mais pequena (39,2 kWh) mas não serve de comparação com o U5. Há que corresponder o acumulador maior (64 kWh) com 455 km de autonomia ciclo WLPT.

Em Portugal o Niro terá um preço de 49500 €, o Kauai de 44500 € o que daria quase para comprar 2 SUVs U5!

Nenhum comentário:

Postar um comentário