terça-feira, 16 de junho de 2020
10 dicas, truques e ideias contra roubo de carro
Infelizmente, o roubo de carros ainda é um grande problema no Brasil e em muitos países. As quadrilhas melhoraram suas técnicas e usam os equipamentos mais modernos, desativam travas eletrônicas com seus laptops e bloqueiam sistemas de alarme num piscar de olhos. Até a polícia admite: "Talvez nunca seja possível evitar completamente roubos de carros. Mas existem algumas dicas, truques e ideias para dificultar a vida dos ladrões".
1. Gás lacrimogêneo
No início deste ano, a montadora japonesa Toyota solicitou uma patente de um sistema que reconhece quem está sentado no carro usando seu telefone celular. Se uma pessoa não autorizada obtiver acesso ao veículo, é ativado um mecanismo que emite gás lacrimogêneo e impossibilita seu movimento. Portanto, não se esqueça do seu smartphone na mesa da cozinha!
2. Armadilha colorida
Nos Estados Unidos, alguns donos de carros instalam armadilhas de tinta UV em seus carros. Isso permite que a polícia identifique ladrões de bolsas, rádios ou outros objetos de valor, mesmo que os itens sejam jogados fora enquanto os ladrões fogem.
Também é possível incrementar os componentes do carro com tinta UV. As peças encostam numa micro partícula de DNA que pode ser reconhecida 100% com um microscópio e, dessa forma, detectar-se o comércio ilegal das partes de um determinado carro.
3. Rastreador
Relativamente fácil de instalar é um rastreador GPS escondido no carro. Se o veículo sair do local sem autorização, o dispositivo transmite o sinal de alarme em tempo real para o telefone do proprietário. Isso facilita para a polícia pegar ladrões. Como alternativa ao rastreamento por GPS, também é possível ocultar um telefone que você não usa mais no carro.
4. Descarga interrompida do aerossol
Isso já faz parte do equipamento padrão em veículos de classe superior. Mas mesmo os carros medianos podem ser equipados com uma interrupção por pulverização. Se um roubo for detectado através do rastreador GPS, o carro poderá ser parado por controle remoto.
5. Câmera escondida
Rastreadores GPS e desligamento remoto de veículos são cada vez mais complementados por um sistema de câmeras ocultas. Assim que alguém se senta ao volante, seu rosto é transmitido ao vivo para o celular do proprietário. Esses sistemas triplos estão disponíveis tanto em uma versão plug-in simples para o isqueiro quanto em um modelo de instalação permanente.
6. Papel alumínio
Os sistemas chamados "keyless go" permitem que você use seu carro com mais facilidade: você entra no carro e liga o motor sem precisar tirar as chaves do bolso. No entanto, os bandidos aproveitam essa vantagem: um dos ladrões se aproxima do chaveiro e escaneia seu sinal, enquanto o cúmplice abre o carro com a ajuda de uma extensão de rádio. Para evitar isso, basta envolver a chave em várias camadas de papel alumínio.
7. Verificar a trava do carro
Outros golpistas tentam cancelar a função de travamento central do carro por meio de um sinal de interferência. Portanto, a polícia aconselha prestar muita atenção ao sinal acústico ou visual para ver se as portas estão realmente trancadas.
8. Película de proteção
O roubo de objetos de valor também é um problema. As películas protetoras que aderem às janelas laterais e traseira tornam mais difícil quebrá-las. Ladrões inexperientes podem ser dissuadidos dessa maneira.
9. Garra
A trava do volante e as garras de estacionamento também podem ajudar a evitar roubos. Nesse caso, os ladrões modernos não podem usar a tecnologia para levar o veículo. Mais caras, mas ainda mais difíceis de quebrar, são as travas para marchas que se adaptam ao veículo.
10. Melhor estacionamento
Quanto mais iluminada e movimentada a rua for, teoricamente mais seguro estará o seu carro. Uma garagem escura e escondida, por outro lado, é um convite para ladrões. Também evite deixar os documentos do carro no porta-luvas. Isso facilita para os criminosos a transferência de bens roubados para o exterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário