quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A planta que floresce apenas uma noite por ano e cujas flores duram apenas algumas horas

 


Há um grande número de espécies de cactos que florescem à noite no escuro e cujas flores são de curta duração. A maioria floresce ao longo de várias semanas, com flores abrindo em noites sucessivas, uma única flor a cada noite. Suas flores são quase sempre brancas ou muito pálidas, grandes e muito perfumadas com aromas doces. A florescência também é sincronizada, pois as plantas que estão na mesma área desabrocham e murcham ao mesmo tempo.

Mas há uma única espécie que floresce apenas uma noite por ano e cuja flor murcha em apenas algumas horas. Por isso ela é conhecida como "Rainha da Noite" (Selenicereus grandiflorus"), um cacto nativo das Antilhas, México e América Central. Precisamente grandiflorus significa "flores grandes" em latim, pois quando Linnaeus, o cientista sueco que criou o sistema de nomenclatura binomial para nomear os seres vivos, a descreveu em 1753, era a espécie de cacto com as maiores flores conhecidas. Seu nome Selenicereus deriva de Selene, a deusa grega da Lua e cereus (vela), em referência ao seu florescimento noturno.



Embora seu cultivo não seja muito frequente devido ao seu grande tamanho, sabe-se que estava nos jardins reais do Palácio da Corte de Hampton em Londres antes do ano de 1700. Hoje se espalha naturalmente por Cuba, Ilhas Cayman, Porto Rico, Jamaica, República Dominicana, Haiti, México, Guatemala, Belize, Honduras, Nicarágua e alguns países ainda mais ao sul.



É uma planta que sobe agarrada a árvores e rochas, formando emaranhados de caules que podem atingir 5 metros de comprimento e 1 a 2,5 centímetros de diâmetro, com espinhos esbranquiçados em forma de agulhas finas de até 1,5 centímetros.



Floresce no final da primavera ou início do verão, e essa época é um dos espetáculos mais raros e difíceis de ver porque, como dissemos antes, só acontece uma noite por ano. Onde é cultivada na Europa, as flores abrem entre junho e agosto, de preferência em uma noite quente, tempestuosa ou chuvosa.


As flores abrem no escuro com um movimento contínuo e muito lento -geralmente leva entre uma e duas horas-, exalando uma fragrância que lembra baunilha e flor de laranjeira, e depois de algumas horas murcham e morrem. Elas mal veem a luz do dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário