sexta-feira, 14 de julho de 2023

Somente três pessoas no mundo viajam sem passaporte

 


Boa sorte tentando viajar internacionalmente sem passaporte. Você provavelmente será parado pela equipe do aeroporto antes de deixar seu país de origem. Mesmo que você consiga chegar a outra nação, tentar escapar do controle de fronteira resultará em graves consequências. Mas para três pessoas neste planeta, os passaportes não são um problema ao viajar pelo mundo. Esses viajantes privilegiados são o imperador Naruhito e a imperatriz Masako do Japão e o rei Charles III do Reino Unido.

Esta regra única remonta a monarcas anteriores, incluindo a Rainha Elizabeth II. O monarca reinante do Reino Unido tem um documento emitido em seu nome, garantindo uma viagem internacional sem complicações. No entanto, essa vantagem de viagem não se estende a seus familiares. Por exemplo, a rainha consorte Camilla, esposa do rei Charles III, ainda exige um passaporte diplomático para seus empreendimentos no exterior.



No Japão, uma diretiva do Ministério de 1971 dispensa a necessidade de passaportes para o Imperador e a Imperatriz porque simplesmente não parecia certo fazer o descendente direto da deusa do sol Amaterasu passar por procedimentos típicos de imigração como meros humanos. Como no Reino Unido, esta dispensa é exclusiva dos monarcas, não se estendendo à família imperial japonesa. 
 
Esses arranjos de viagem exclusivos exigem uma coordenação detalhada entre funcionários de alto nível dos países envolvidos. Sir Clive Alderton, secretário particular de longa data do rei Charles III, se encarrega da logística de viagens do monarca do Reino Unido. No Japão, o Ministério pré-informa o país de destino sobre a chegada do casal real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário