segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Garrafa rara de uísque escocês é vendida por 12 milhões de reais

 


Uma garrafa rara de uísque escocês foi vendida por um valor recorde de £ 2,2 milhões (11,7 milhões de reais) em leilão no fim de semana. O Macallan Adami 1926 passou 60 anos envelhecendo em barris de xerez antes de ser engarrafado em 1986. Apenas 40 garrafas foram produzidas. O preço excedeu a estimativa pré-leilão. Também bateu o recorde anterior de vinho ou destilado mais caro vendido em leilão, estabelecido em 2019, quando outra garrafa do Macallan 1926 foi vendida por £ 1,5 milhão (8 milhões de reais). Assim como em 2019, o nome do comprador não foi revelado.

Antes da venda, os funcionários da destilaria recondicionaram cuidadosamente a garrafa, recolocando a rolha e colando novamente os cantos do rótulo. Durante esse processo, eles sentiram o cheiro do uísque dentro e pensaram que cheirava a "frutas escuras ricas, compota de cereja preta ao lado de tâmaras pegajosas, seguidas de carvalho antigo e doce intenso", disse Kirsteen Campbell, mestre fabricante de uísque da Macallan.
 
- "Foi um momento muito especial vivenciar a abertura da garrafa e espero que o novo guardião desfrute do mesmo privilégio", acrescentou.



Jonny Fowle, chefe global de uísque da Sotheby's, provou uma pequena gota. Ele disse que - "...não era um uísque para se tomar levianamente. É muito rico, tem muitos frutos secos como seria de esperar, muito tempero, muita madeira." Quando as garrafas foram lançadas em 1986, eram oferecidas apenas aos principais clientes da destilaria, embora não fossem disponibilizadas ao público para compra.



As 40 garrafas vêm em uma variedade de rótulos personalizados. Doze das garrafas, incluindo a que foi vendida no fim de semana, trazem rótulos criados pelo pintor italiano Valerio Adami. Acredita-se que outra das garrafas com rótulos Adami tenha sido destruída durante um terremoto no Japão em 2011. Duas garrafas foram lançadas sem rótulos, incluindo uma pintada à mão pelo artista irlandês Michael Dillon, e 12 possuem rótulos desenhados pelo artista pop britânico Peter Blake.



Pelo menos uma das 40 garrafas foi consumida totalmente, segundo a Sotheby's. - "O Macallan 1926 é o uísque que todo leiloeiro deseja vender e todo colecionador deseja possuir", disse Fowle antes do leilão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário