Para evitar a poluição visual e gasto da instalação de equipamentos para o funcionamento do 5G, empresas japonesas estão desenvolvendo antenas de vidro transparente que usam janelas como estações base e que podem ser compartilhadas pelas operadoras.Em agosto deste ano, a empresa de comunicações JTower anunciou a implantação de sua nova antena de vidro em Shinjuku, Tóquio. Com a tecnologia batizada “Waveantenna”, a cobertura 5G pode aumentar sem prejudicar o design dos prédios ou ocupar espaço dentro deles. Isso porque ficam entre as camadas de vidro das janelas.
A única parte visível é o cabeamento necessário, que é possível esconder colocando perto das bordas superior ou inferior da janela.
A ideia é importante porque, apesar de as redes 5G atenderem a frequências mais altas do que as 4G, elas têm uma cobertura menor. Ou seja, mais estações são necessárias, provocando a falta de pontos de instalação e o alto custo de implantação.
Como funcionam as antenas de vidro?
A empresa de telefonia móvel NTT Docomo explicou que usa materiais condutores transparentes como base para a criação. Assim, intercala o material condutor com uma resina transparente como as de para-brisas laminados, entre duas folhas de vidro.
Segundo o gerente de marketing da fabricante de vidros AGC, Shota Ochiai, o produto é “a primeira antena do mundo que transforma uma janela em uma estação base.
“Não acho que a ideia de usar materiais condutores transparentes como antena existisse antes”, disse Kentaro Oka, da AGC, em uma declaração da empresa (via IEEE Spectrum). “A durabilidade da antena foi significativamente aumentada ao colocar os materiais condutores entre o vidro.”
Além de aumentar o número de locais para estações base para as operadoras, a antena de vidro facilita a seleção da altura de instalação apropriada, de acordo com Ochiai. Além disso, a AGC também aplicou antenas de vidro 5G em automóveis para melhorar a conectividade na estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário