De estrelas do futebol a personagens da política nacional, os candidatos às eleições municipais deste ano usaram a criatividade na hora de escolher o nome de urna para cativar o público e se destacarem durante a campanha eleitoral O Núcleo de Dados do Estado de Minas apurou informações sobre os postulantes ao pleito municipal em Minas Gerais registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e separou 10 nomes curiosos de candidatos mineiros.
01 -
Marmita do cachorro-quente (Avante)
O candidato Edvandro Joel da Silva disputa o cargo de vereador em Ijaci, na Região Sul de Minas.
02 -
Romeu Não é o Zema (PSB)
Romeu Gomes Coutinho concorre ao pleito para vereador de Vespasiano, na Região Central, e quis se diferenciar do xará, governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
03 -
Luiz Cachorro (MDB)
Luiz Orione da Silva disputa as eleições para vereador em Morada Nova de Minas, Região Central do estado.
04 -
Hulk da Ambulância (Republicanos)
O candidato Wanderlei José dos Santos concorre a vereador de Água Comprida, no Triângulo Mineiro. “Hulk” trabalha como servidor público municipal.
05 -
Gato do Andrequice (Republicanos)
Célio Kleider Soares disputa nas urnas em Três Marias, na Região Central, como Gato do Andrequice. O candidato é comerciante e pleiteia o cargo de vereador.
06 -
Marquinho Capeta (PDT)
O motorista Marcos Aurélio Almeida Salomão concorre para vereador em Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha.
07 -
Nem do Bar o Soares da Dengue (Podemos)
Em Vespasiano, o agente de saúde e sanitarista Sebastião José Carvalho disputa o pleito municipal para vereador.
08 -
Josiele de Gato a Jato (Republicanos) Josiele Teles Rodrigues Coelho é candidata a vereadora em Ataléia, no Vale do Jequitinhonha.
09 -
Natal Alves Pulo do Gato (PRD)
Por falar em gato, o candidato Natal Alves Pereira disputa o pleito para vereador em Águas Formosas, no Vale do Jequitinhonha.
10 -
Carlos Bolsonaro (PRD)
O candidato a vereador Carlos Roberto Simão disputa o pleito em São José da Varginha, na Região Central do estado. Outro vereador com o mesmo nome é o segundo filho do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, Carlos Bolsonaro (PL) cumpre seu 6º mandato como vereador do município do Rio de Janeiro.
Quais são as regras?
Segundo o TSE, o nome de urna tem pode ter no máximo 30 caracteres, incluindo o espaço entre os nomes, podendo ser o prenome; o sobrenome; o cognome; o nome abreviado ou o apelido ou nome pelo qual é mais conhecido.
O nome indicado não pode estabelecer dúvida quanto à identidade do candidato ou candidata, não pode atentar contra o pudor e não pode ser “ridículo ou irreverente". Além disso, deve ser mencionado em que ordem de preferência deseja registrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário