A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (18) as novas imagens que serão inseridas nas embalagens de produtos derivados do tabaco. A meta, segundo o órgão, é criar representações "mais fortes e objetivas" para atingir o público de maneira eficaz.
O novo conjunto gráfico traz sete novas imagens que ilustram os danos à saúde causados pelo tabagismo, como aborto, cegueira, câncer ou morte e atribui a elas mensagens conscientizadoras relacionadas à palavras como desespero, dor, angústia e morte.
As advertências sanitárias estão em fortes tons amarelos para chamar a atenção do público. As imagens serão impressas nas embalagens de produtos derivados do tabaco, como cigarros, charutos, cigarrilhas, fumo para cachimbo e tabaco mastigáveis.
Segundo a agência reguladora, as advertências sanitárias nas embalagens de produtos fumígenos precisam ser atualizadas regularmente para manter sua eficácia na comunicação dos principais danos à saúde causados pelo consumo de derivados do tabaco e, ainda, das substâncias responsáveis por esses danos.
No material publicitário serão incluídos QR Codes para direcionar os interessados a conteúdos em áudio sobre as advertências. A meta é facilitar o acesso das pessoas com deficiência (PCD) aos alertas sobre os riscos do tabagismo.
“Essas advertências representam uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas do país, contribuindo significativamente para a política de saúde pública no combate ao tabagismo”, diz, em nota, a Anvisa.
Histórico
No Brasil, o modelo de aviso de advertência em produtos derivados do tabaco existe desde 2001 e já passou por quatro atualizações em 2001, 2003, 2008 e 2017. O país foi o segundo a exigir imagens nos avisos sanitários, conforme recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco, a partir da Assembleia Mundial da Saúde, em 2000.
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