Israel integrará uma nova arma de interceptação a laser conhecida como “Iron Beam” ao seu já sofisticado sistema de defesa aérea. Ao todo, o governo israelense está investindo US$ 530 milhões na instalação do novo armamento, que deve melhorar a resposta do país contra ataques de drones.
Rafael Advanced Systems e Elbit Systems são as companhias responsáveis pela instalação da nova tecnologia. A ideia é que a tecnologia será utilizada para interceptar foguetes, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro. Além disso, o país pretende programar a arma para rastrear e derrubar alvos que voam a baixas altitudes.
Quando estiver completamente operacional, o novo sistema será capaz de desativar drones com disparos de laser com alta precisão. As empresas apresentaram o sistema em 2014, durante o Singapore Air Show. Entretanto, só nos últimos anos que elas adaptaram o sistema para ser utilizado em conflitos reais. Veja o vídeo de apresentação:
Desde o início da guerra com o Hamas, em 7 de outubro do ano passado, grupos rivais no Líbano, Iraque e Iêmen dispararam a maioria dos ataques aéreos contra Israel. Porém, recentemente alguns drones conseguiram ultrapassar as defesas do país, o que gerou uma enorme preocupação no Ministério de Defesa.
Um dos acontecimentos mais graves foi o atentado sofrido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu há algumas semanas atrás. Um drone lançado pelo Hezbollah conseguiu alcançar a residência oficial do chefe de governo, que não estava no local.
Embora o ataque não tenha feito vítimas, o ocorrido ligou o sinal de alerta em relação aos drones vindos do grupo baseado no Líbano.
Domo de Ferro tem calcanhar de Aquiles
Os sistemas de defesa de Israel são desenvolvidos a fim de interceptar mísseis. Porém, não é tão eficiente para conter ameaças de baixa tecnologia, que é o caso dos drones. Eles normalmente voam baixo, em velocidades moderadas e tem maior capacidade de manobra e, por este motivo, são capazes de driblar sistemas de defesa.
Por outro lado, a arma laser Iron Beam fará parte de um sistema de defesa composto por “The Arrow” e “Funda de Davi”, desenvolvido para interceptar mísseis balísticos, além do conhecido “Domo de Ferro”, projetado para derrubar alvos de menor alcance.
Porém, até mesmo a arma laser tem suas limitações. Isso porque ela pode ter sua efetividade prejudicada em dias com baixa visibilidade, devido a nuvens, chuva ou tempestades de areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário