Arqueólogos analisaram joias feitas na Polônia há 2.700 anos, descobrindo que quem criou os artefatos utilizou um tipo de metal extraterrestre — ou seja, que veio de fora da Terra, na forma de um meteorito.Em um estudo publicado recentemente, os arqueólogos analisaram 26 artefatos dos sítios de Częstochowa-Raków e Częstochowa-Mirów, que datam dos anos 750 e 600 a.C. Os arqueólogos descobriram que algumas das joias tinham um raro metal de meteorito, ressaltando uma maestria dos povos antigos no manejo de ferro anterior ao que se pensava.
As joias com o metal de meteorito são três braceletes, um pingente e uma tornozeleira. Os artefatos continham altos níveis de níquel, indicando a origem extraterrestre do material.
Além disso, a descoberta das joias representa uma das maiores coleções de artefatos com metal extraterrestre encontrada em um único sítio arqueológico, comparável apenas a coleções no Egito.
Arqueólogos descobriram as joias nos anos 1960, nos sítios arqueológicos no sul da Polônia. Os locais eram cemitérios da Idade de Bronze, mas as joias não tinham papel ritualístico ou social.
60 anos depois, arqueólogos franceses e poloneses queriam determinar as origens da fundição de ferro ao examinar os artefatos. Análises químicas das joias revelaram que o metal extraterrestre veio de um único meteorito.
Joias com metal extraterrestre não tinham valor simbólico
De acordo com o estudo, a presença de ferro de origem terrestre e extraterrestre nos artefatos sugere que os criadores das joias presenciaram a queda de um meteorito.
Os possíveis ferreiros combinaram o metal extraterrestre com ferro originário dos Bálcãs ou dos Alpes durante a Idade de Bronze. Aliás, nesse período, o ferro de meteorito, que tinha um valor consideravelmente simbólico, passou a ser tratado similarmente ao ferro terrestre.
Os arqueólogos ressaltam que a distribuição das joias em túmulos aleatórios no sítio arqueológico da Polônia representa essa mudança de percepção do metal extraterrestre.
O estudo sugere que a cultura lusaciana na Polônia tinha habilidades de fundição antes mesmo da invenção das técnicas modernas de manejo de ferro.
Além disso, segundo os arqueólogos, a antiga cultura usava o ferro de meteorito antes do surgimento de outros tipos de metal, propondo uma nova linha do tempo sobre os avanços da fundição de ferro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário