domingo, 25 de maio de 2025

O momento incrível em que um polvo engana um pescador de caranguejo e rouba sua pesca

 


O polvo gigante do Pacífico tem uma quantidade enorme de massa encefálica, dois terços da qual estão localizados em seus tentáculos. Evidências do grande poder cerebral do polvo foram capturadas em filme depois que uma das criaturas fugiu com a pesca de um pescador. A filmagem foi feita por uma equipe de filmagem da BBC que trabalha no programa Super Smart Animals. Ele mostra o momento em que um polvo enorme rouba um caranguejo preso em uma armadilha antes de fazer uma fuga ousada.

O polvo usa essa inteligência para capturar caranguejos, entrando furtivamente em armadilhas colocadas por pescadores. Em imagens da BBC, feitas para o programa Super Smart Animals, uma das criaturas é vista rastejando em uma armadilha para caranguejos nas águas perto de Vancouver, Canadá. Este é apenas um exemplo da incrível inteligência desses invertebrados, que os cientistas estão descobrindo ser muito mais avançada do que pensávamos. Acredita-se que os polvos sejam altamente inteligentes, mais do que qualquer outro tipo de invertebrado, mas sua capacidade de aprendizado ainda é muito debatida entre os biólogos.



Um cientista, falando com Max Knoblauch do Pacific Standard, sugere que a inteligência das criaturas pode evoluir muito mais com o tempo. - "Os cefalópodes claramente manipulam objetos e usam ferramentas", disse o Dr. Russell Burke, da Universidade Hofstra, em Nova York. - "Eles não constroem coisas, além de abrigos, mas é certamente imaginável que, dado o tempo e alguns outros fatores, esse tipo de coisa possa acontecer." Sabe-se que polvos saem de aquários e entram em outros em busca de comida. Em abril de 2016, um polvo chamado Inky escapou do Aquário Nacional da Nova Zelândia depois que a tampa do tanque foi deixada aberta. O invertebrado aproveitou a oportunidade e saiu rastejando de seu recinto, atravessou a sala até um ralo, que usou para chegar ao oceano.



Link do Youtube


Além dos caranguejos capturados em armadilhas, os polvos também tem o costume de embarcar em barcos de pesca e abrir porões para comer caranguejos armazenados dentro deles. Eles são os únicos invertebrados que comprovadamente usam ferramentas, com algumas espécies recuperando cascas de coco descartadas e remontando-as para usá-las como abrigo. Em experimentos de laboratório, eles podem ser facilmente treinados para distinguir entre diferentes formas e padrões. Em vários estudos amplamente contestados, eles até demonstraram praticar o aprendizado observacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário