sexta-feira, 22 de março de 2019

Americana cria bonecas idênticas aos seus donos para promover inclusão


Uma confeccionista dos Estados Unidos está levando alegria para crianças com bonecas. Mas não são simples bonecas, e sim brinquedos com as mesmas características de suas futuras donas, no caso, pequenos com deficiências físicas ou condições raras.



Amy Jandrisevits cria bonecas para ajudar as crianças a lidarem melhor com suas aparências e não se envergonharem quando estiverem perto de outras. A ideia surgiu após ela perceber como o mercado de brinquedos é pautado em estereótipos de beleza, capazes de prejudicar o desenvolvimento social dos pequenos.


Moradora de Wisconsin, Amy criou o projeto “Uma Boneca Como Eu”. Nele, ela produz bonecas e bonecos com as mesmas características físicas de seus donos. “Tenho certeza de que as bonecas devem se parecer com seus donos e devem estar disponíveis em todas as cores, gêneros e tipos de corpo disse”, contou ela à imprensa local.


Os brinquedos contam com cores diferentes, manchas, cicatrizes, óculos, próteses e outros tipos de malformações. De acordo com elas, é um direto da criança se sentir incluída, aceita e representada por uma marca. “Estou grata e empolgada para continuar costurando para que as crianças possam olhar para o rosto de uma boneca e se ver refletida nela”, completou. Veja alguns dos trabalhos dela!







Um comentário: