sexta-feira, 8 de março de 2019

Por que a aranha viúva-negra mata o macho depois do acasalamento?


No caso da aranha viúva-negra, a morte do macho depois do ato é praticamente sem querer, mas ela não é a única que mata seus parceiros no reino animal. Confira na lista:


Apesar do nome da aranha viúva-negra, e da fama que ela tem, não é como se ela matasse seu parceiro depois do acasalamento. Na verdade, o macho morre acidentalmente, sabia?


O que acontece é que no “rala e rola” deles, quando o macho termina de depositar os espermatozoides na genitália da fêmea, ele faz uma retirada brusca do aparelho reprodutor. Esse aparelho, chamado também de bulbo, acaba se quebrando na brincadeirinha e é isso que faz com que o macho da aranha viúva-negra não sobreviva na maioria das vezes.


O mais interessante de tudo é que, mesmo se o tal o bulbo não se romper, o macho acaba morrendo. Quem entende do assunto explica que o macho da aranha viúva-negra muitas vezes morre por perder muito fluído vital no ato. É, basicamente, como se ele sofresse uma hemorragia séria.


Mas, em um ponto o apelido da viúva-negra faz jus: mesmo não sendo a responsável direta pela morte do parceiro, as aranhas fêmeas dessa espécie devoram o macho depois do acasalamento. Cientistas garantem, no entanto, que elas não fazem por mal.


De forma geral, elas só querem aproveitar o cadáver ali, ao alcance das patinhas, para repor as energias gastas na cópula.


A aranha viúva-negra não está sozinha!
Aranha-caranguejeira



Essa sim mata seu parceiro de acasalamento. Na maioria dos casos, depois da cópula, ela enrola o macho na teia e guarda seus restos mortais para servir como “papinha” para os filhotes, depois do nascimento.


Abelhas



No caso das abelhas a morte do macho também não é intencional, mas também é mórbida. Isso porque eles nascem com a função de fecundar as rainhas. Só que quando fazem isso, o órgão genital fica preso na fêmea, se rompendo e levando o zangão à morte.


Louva-a-deus



Essa sim é uma espécie canibal, pelo menos no caso das fêmeas. Isso porque, depois da cópula, ela agarra o macho e o devora vivo, começando pela cabeça. É dessa farta refeição que ela tira energia para construir as ootecas, que é onde ela deposita os ovos.


Aranhas-de-costas-vermelhas



No vaso dessas aranhas, o negócio todo é ainda mais “feio”. Durante a cópula, o macho encosta o abdômen perto da boca da fêmea, e deixa que ela o coma vivo durante o ato. Essa é a realidade de, pelo menos, 65% dos acasalamentos da espécie.

E aí, já tinha ouvido falar em tanta cópula sangrenta? E depois falam da coitada da aranha viúva-negra, coitada!

Do nosso véi

Nenhum comentário:

Postar um comentário