quarta-feira, 7 de agosto de 2019
Saiba como fugir do golpe do FGTS no WhatsApp e no email
Desde que a Caixa anunciou a liberação de até R$ 500 das contas do fundo, golpistas estão agindo.
Um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa o saque do FGTS como isca para atrair vítimas. Em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso, segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe.
Ao clicar no link do golpe, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa, com perguntas como "Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?" e "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?". Independentemente das respostas, ele é encaminhado a uma nova página, que pede para compartilhar o link com mais dez amigos do WhatsApp e liberar o suposto saque de sua conta.
"O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima", disse Emilio imoni, diretor do dfndr lab. " Além disso, ele é direcionado a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas."
Para não cair em ataques como esse, o especialista sugere tomar alguns cuidados, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não e desconfiar de promessas fáceis ou muito vantajosas, incluindo supostos benefícios do governo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário