quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

5 testes para descobrir câmeras escondidas em provadores e vestiários

 


Cada vez mais as câmeras escondidas são encontradas em provadores, banheiros, vestiários e locais públicos. Os vídeos de pessoas se despindo são frequentemente enviados para a Internet sem o conhecimento e consentimento das vítimas.

Em abril de 2019, uma mulher de Gütersloh (Alemanha) descobriu uma câmera escondida em um vestiário de uma academia pouco antes de começar a se despir. Este é apenas um exemplo dos locais onde as vítimas são filmadas secretamente. As câmeras costumam ficar escondidas atrás do espelho principal. Felizmente, existem alguns truques que você pode usar para reconhecer imediatamente se está diante de um espelho real ou se há câmeras escondidas.



1. Procure por objetos suspeitos! 
 
A maneira mais fácil de localizar uma câmera escondida é olhar ao redor e procurar objetos suspeitos. Dê uma olhada na decoração das paredes, lâmpadas, prateleiras ou outros objetos! Cabos, lentes ou luzes suspeitas podem pertencer a uma câmera.



2. Olhe-se no espelho! 
 
Os vestiários e provadores são locais ideais para utilizar espelhos unilaterais ou de observação, pois podem filmar facilmente as pessoas sem que elas percebam. Existem várias maneiras de detectar esse espelho. A primeira é aproximar o rosto do vidro e fazer uma proteção com as mãos contra a luz. Se for um espelho de observação, você poderá ver algo do outro lado. Você também pode usar a lanterna do seu telefone para se olhar no espelho. A maioria das câmeras tem um LED verde ou vermelho que pisca ou brilha quando a luz atinge a lente.



3. Use a câmera do seu celular! 
 
A luz infravermelha também pode ser usada para detectar câmeras ocultas. Se possível, apague a luz e ligue a câmera frontal do telefone. Em seguida, caminhe lentamente pela sala e procure por uma pequena luz brilhante que aparece na tela, mas não é visível a olho nu. Pode ser uma câmera oculta e você deve examinar o local mais de perto.



4. Toque no espelho 
 
Outra opção para verificar se um espelho funciona nos dois sentidos é tocá-lo com o dedo. Se houver um espaço entre seu dedo e seu reflexo, é um espelho de verdade. Mas se seu dedo tocar o reflexo, esse espelho é, na verdade, uma janela atrás da qual alguém com uma câmera pode estar te espiando.



5. Conecte-se ao Wi-Fi! 
 
As câmeras de vigilância geralmente são conectadas ao Wi-Fi da loja e podem ser detectadas dessa forma. Com um aplicativo especial, como "HE Network Tools", você pode ver quais dispositivos estão conectados à rede. Cuidado com os nomes dos fabricantes de câmeras ou nomes como "IP da câmera". Se esse nome aparecer em uma loja, por exemplo, mas a câmera não estiver visível para os clientes, você deve ter cuidado.




E por último: Você também pode usar uma chamada telefônica para descobrir se há uma câmera escondida. Basta ligar para alguém e caminhar lentamente pela sala. Se a ligação for constantemente interrompida, é muito provável que haja câmeras escondidas, pois a frequência desses aparelhos gera ruído durante as ligações. Anote onde esses ruídos ocorreram e procure por câmeras escondidas na área.



Segundo fontes, 80% das vítimas de câmeras escondidas são mulheres. E embora o conceito de privacidade de cada pessoa seja diferente, todos podemos concordar que ser filmado secretamente, especialmente durante atividades muito privadas, é invasivo. Se você seguir as etapas acima, é provável que descubra uma câmera oculta. Se isso acontecer, você deve informar imediatamente a polícia para que eles investiguem o assunto a fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário