Para visualizamos a imensidão do universo, as vezes é comum compararmos as estrelas no céu com os milhões grãos de areia existentes na Terra. Entretanto, em algumas praias de Okinawa, no Japão, esses grãos realmente possuem formas especiais de pequenas estrelas.
Passeando ao longo de Hoshizuna no Hama (Praia De Areia Estelar), localizado na Ilha Iriomote, você certamente irá observar seus pés submergirem na areia. Por outro lado, a melhor época para encontrá-las é depois da passagem de um tufão, quando o fenômeno faz com que elas se soltem do fundo do mar sendo levadas pelas ondas causadas pelos fortes ventos.
Mas você já parou para pensar do que são formados esses grãos em formato de estrela? As pequenas formas não são realmente areia. São exoesqueletos de pequenas criaturas foraminíferas da espécie “Baclogypsina Sphaerulata”. Estes minúsculos seres, vivem na superfície do mar e quando morrem deixam o seu exoesqueleto em forma de estrela que são levados até a areia.
Os Foraminíferos inclui cerca de 10.000 espécies que criam conchas de várias formas e que são bastantes raras para todos nós. Por isso, só são conhecidas em poucas ilhas de Okinawa.
Os pontos mais famosos incluem a praia de Kaiji, na Ilha Taketomi, a praia de Areia Estelar, na ilha de Iriomote e em toda a ilha Hatoma, podendo ser também encontrada nas ilhas mais isoladas do Japão.
Com seu formato adorável, esses grãos podem deixar todos bastante encantados, mas nos últimos anos sua quantidade diminuiu bastante.
Você gostaria de visitar esse paraíso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário