Cientistas capturaram recentemente imagens de um peixe com uma cabeça translúcida e olhos verdes em forma de órbita, que enxergam através de sua testa. As imagens foram feitas a centenas de metros abaixo da superfície da Baía de Monterey, nas proximidades da Califórnia, e nos mostram como o fundo do mar ainda guarda mistérios desconhecidos.
No momento, o veículo estava navegando a uma profundidade de 650 metros no Cânion Subaquático de Monterey, um dos mais profundos da costa do Pacífico. “O peixe olho de barril apareceu primeiramente muito pequeno, a distância, mas eu soube imediatamente o que era. Não dava para confundir com qualquer outra coisa”, disse Thomas Knowles, aquarista sênior do Aquário da Baía de Monterey, em entrevista ao ‘LiveScience’. Rapidamente, conta o pesquisador, a descoberta causou um burburinho na sala de controle, mas Knowles manteve o controle do veículo para não perder o foco. “Todos nós sabíamos que esta provavelmente era uma experiência única na vida, uma vez que essa criatura é muito raramente vista”, disse o cientista.I spy with my barreleye, a new #FreshFromTheDeep!
— MBARI (@MBARI_News) December 9, 2021
During a dive with our education and outreach partner, the @MontereyAq, the team came across a rare treat: a barreleye fish (Macropinna microstoma). pic.twitter.com/XjYj04MOCt
Assim que um peixe olho de barril avista uma possível presa, ele nada rapidamente para cima, para prender a criatura em sua boca, enquanto gira seus olhos para frente, para que possa ver para onde está indo. “Muitos aspectos de sua história natural permanecem desconhecidos, e muito do que nós pensamos que sabemos sobre eles é baseado em especulação”, disse Robison. Apesar desta espécie ter sido descrita pela primeira vez em 1939, ela foi capturada por pescadores que não tomara nenhum cuidado ao capturar um espécime, o que acabou com que quebrassem totalmente seus escudos transparentes. Portanto, os cientistas não sabiam sobre a existência dessas estruturas até os anos 2000, quando pesquisadores do MBARI viram um peixe olho de barril em seu habitat natural. Mas ainda hoje há muito o que eles precisam estudar sobre a espécie.
I spy with my barreleye, a new #FreshFromTheDeep!
— MBARI (@MBARI_News) December 9, 2021
During a dive with our education and outreach partner, the @MontereyAq, the team came across a rare treat: a barreleye fish (Macropinna microstoma). pic.twitter.com/XjYj04MOCt
Nenhum comentário:
Postar um comentário