Mesmo que muita gente hoje torça o nariz para discussões políticas presentes nos quadrinhos, as HQs sempre foram politizadas. Qualquer fã que pegou um quadrinho do Capitão América, por exemplo, sabe muito bem que o Caveira Vermelha é um dos principais inimigos do herói. O motivo disso? Ele é um nazista. Da mesma forma, Hitler e agregados nazistas apareceram diversas vezes nas HQs, sendo combatidos por diferentes justiceiros.
O primeiro gibi do Capitão América foi publicado em março de 1941. O herói foi um dos primeiros a trazer histórias mais engajadas na luta contra o nazismo e inspirou inúmeras imitações. Foi quando se tornaram comuns gibis que traziam capas com os heróis socando ou ridicularizando os ditadores, como Hitler e seus aliados.
A imagem mais icônica do personagem, no entanto, é quando o Capitão América é visto socando Hitler na cara — conforme visto na capa de “Captain America Comics” #1 de Joe Simon e Jack Kirby, estimulando os leitores americanos a se posicionarem contra o nazismo.
Clark Kent também já enfrentou os fascistas inúmeras vezes nos quadrinhos. Seus quadrinhos foram inundados com os vilões que seguiam Hitler, sendo combatidos com severidade pelos heróis da DC Comics.
A capa de “Superman” #17, de Jerry Siegel e Joe Shuster, por exemplo, mostra o Homem de Aço segurando Hitler e o General Hideki, o primeiro ministro do Japão pelo colarinho. A partir disso, diversas edições mostraram o herói combatendo soldados nazistas, Hitler e seus aliados, sempre levando a melhor nesses confrontos.
Além de brincar de tiro ao alvo com os nazistas — junto de Superman e Robin — em Action Comics #9, o herói já utilizou uma suástica para bater nos vilões.
Em “Suástica na Casa Branca”, história presente em Batman #14 de Don Cameron, Batman e Robin precisam enfrentar os nazistas que se infiltraram no governo americano. Os dois são pegos em uma armadilha, mas utilizando a sua engenhosidade — e a própria suástica do grupo como uma arma — eles conseguem prender todos os bandidos.Um dos maiores símbolos de justiça, verdade e igualdade da DC Comics, a Mulher-Maravilha já enfrentou nazistas diversas vezes e nas mais variadas mídias. Na série clássica de 1976, a heroína vivida por Lynda Carter já enfrentava nazistas.
Na cronologia oficial da DC, a heroína também enfrentou os vilões diversas vezes, sendo um desses exemplos a sua luta contra o Capitão Nazi na edição 15 da sua revista solo, assinada por Gail Simone.
Logo na primeira edição de America #1, de Gabby Rivera e Joe Quinones, a heroína Miss América Chavez acaba no passado, dando de cara com Hitler e o Capitão América. Antes que o herói pudesse agir — repetindo a icônica imagem que conhecemos –, América avança e soca o nazista na cara.
Na galeria a seguir, você pode assistir a outros momentos em que super-heróis enfrentaram nazistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário