quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Não, não são lábios, são plantas da África do Sul. O nome: Conophytum


 

Conophytum é um gênero de plantas suculentas que pertencem à família Aizoaceae. O nome é derivado do latim "cono" (cone) e do grego "phytum" (planta). Depois dos Lithops, Conophytum é o gênero mais popular das mesembs.


Originárias do sul da África, onde crescem em colinas pedregosas ou rochosas, são plantas formadas por pequenos corpos carnosos que formam grupos compactos de folhas quase esféricas, soldadas a tal ponto de que só uma fenda muito pequena separa as duas folhas. No ambiente selvagem, os grupos de folhas se escondem entre as pedras e em pequenas cavidades, que retêm imperceptíveis depósitos de argila e areia. As flores, brotam da fenda entre as folhas; a corola, de pétalas grandes e delgadas, cresce em forma de trombeta. Possuem cores bem vivas: amarelo, vermelho, rosa, violáceo.


Florescem no outono. No período de repouso secam-se as folhas velhas, formando uma casca que na primavera se abre mostrando novas folhas. Necessitam de claridade, mas não de luz solar direta. Sinonimos: Mesembryanthemum calculus, Conophytum calculus var. calculus, Conophytum komkansicum Nomes comuns: Botões de mármore, plantas cônicas, bolinhos, plantas de botão, seixos vivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário