domingo, 17 de setembro de 2023

Após ataque com morte, primeiro-ministro do Reino Unido diz que vai proibir cães da raça American XL Bully

 

“Está claro que o American XL Bully é um perigo para nossas comunidades”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, ao anunciar o banimento de cachorros da raça no país até o fim deste ano. A medida acontece após uma série de ataques envolvendo os XL Bullies nos últimos dias no país, como o que aconteceu na quinta-feira (14/9) e matou Ian Price, de 52 anos.
Price visitava a sua mãe, idosa, quando foi atacado por dois cães em uma vila tranquila de Stonnall (Staffordshire, Inglaterra). Testemunhas acreditam que os animais tenham pulado uma janela para fugirem da propriedade vizinha e pegado Price de surpresa. Ele sofreu ferimentos graves e não resistiu.

“Minha filha ouviu gritos e latidos e saiu correndo para ver o que estava acontecendo. Ela disse que era uma visão horrível. Os cachorros arrancaram as roupas do homem, literalmente as rasgaram. Ele ficou apenas de cueca boxer. Alguns outros vizinhos usavam lixeiras para manter os cães longe dele. Ele estava em um estado terrível”, disse uma moradora local. Um homem de 30 anos, dono dos animais, foi preso sob suspeita de homicídio culposo. Um dos cães morreu após ser estrangulado no local e o outro foi abatido por um veterinário.
No último sábado, um cão da raça American Bully XL perseguiu e atacou ao menos três pessoas nas ruas de Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra. Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o cachorro mordendo o ombro e os antebraços de Ana Paun, uma menina de 11 anos, e de dois homens que tentaram ajudá-la. A vítima já recebeu alta do hospital, onde foi tratada de ferimentos graves.










No X (antigo Twitter), o primeiro-ministro britânico afirmou que o governo está “trabalhando urgentemente para impedir esses ataques”, mas como não é uma raça definida por lei, o primeiro passo é torná-la oficial.


“Embora os proprietários já tenham a responsabilidade de manter os seus cães sob controle, quero tranquilizar as pessoas de que estamos trabalhando urgentemente em formas de parar esses ataques e proteger o público”, pronunciou Sunak. “Está claro que não se trata de alguns cães maltreinados, mas de um padrão de comportamento e não pode continuar", completou. No Reino Unido, já é ilegal possuir, criar ou vender cães das raças pit bull terrier, tosa inu, dogo argentino e fila brasileiro.


Os American Bullies foram criados na década de 1990 juntando dois cães proibidos no Reino Unido: o American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier (conhecido no Brasil apenas como pit bull).

Nenhum comentário:

Postar um comentário