Uma foto que mostra um dos principais biomas do Brasil ganhou o prêmio internacional de fotografia Nature Photography Contest, no último dia 16.O concurso, que teve sua primeira edição em 2023, anunciou recentemente seus primeiros vencedores. O Nature Photography Contest tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação ambiental, sendo uma competição independente.
A edição deste ano teve como jurados os fotógrafos Luke Stackpool, Cynthia Bandurek e Mario Cea, todos especialistas em fotografias de natureza e vida selvagem.
Márcio Cabral, do Brasil, registrou a foto que venceu o prêmio da categoria “Plant Life” do concurso. Sua fotografia “Pandora” foi capturada com uma câmera especializada em astrofotografia na Chapada dos Veadeiros.
A foto, de junho do ano passado, é uma panorâmica em 360º e destaca a flor “sempre-viva”, espécie característica do Cerrado do Brasil, popularmente conhecida como “chuveirinho”.
O fotógrafo utilizou uma lanterna espeleologia, que, ao emitir uma luz delicada, consegue contrabalancear a escuridão do céu, realçando a flor em primeiro plano. Além disso, a fotografia exibe a impressionante vista da Chapada dos Veadeiros com a Via Láctea aparecendo ao fundo.
De acordo com Márcio, que registra a Chapada dos Veadeiros desde 2014, o chuveirinho consegue resistir ao fogo, à seca e a degradação de seu habitat. Por outro lado, o garimpo, a expansão da agropecuária e a mineração no Brasil ameaçam à flor da premiada fotografia.
Aliás, a Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Mundial pela UNESCO e fica a 220 km de Brasília, onde Márcio mora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário