domingo, 21 de abril de 2024

O bizarro ritual de acasalamento dos polvos: macho é arrastado pelo fundo do oceano por fêmea impaciente

 


Novas imagens divulgadas nesta semana revelam um hilário encontro de acasalamento entre polvos na ilha de Bunaken, na Indonésia. No vídeo, o macho começa a ser arrastado pelo fundo do oceano durante o sexo pela fêmea "impaciente" depois que ele não consegue encontrar o local onde deve depositar o sêmen para fertilizar sua parceira.

O clipe surpreendente foi retirado de um novo documentário da National Geographic, chamado "Secrets of the Octopus", ou "Os segredos dos polvos". “Foi surpreendente e cômico testemunhar o acasalamento em movimento. O polvo-alga foi a única espécie da série que testemunhamos acasalando-se desta forma, mas quem sabe, outros também podem fazer isso", disse o produtor da série, Adam Geiger, ao portal Live Science. O vídeo completo da cena está disponível aqui. Segundo Geiger, com a demora do polvo macho em concluir o acasalamento, não demora muito para que a fêmea fique “impaciente e faminta” e comece a nadar, mesmo que o braço de acasalamento ainda esteja em volta dela. “Ele chegou até aqui, então se ela quiser ir caçar, ele aguentará”, diz o documentário sobre a cena.


Observar o sexo dos polvos é relativamente raro, e cientistas só observaram comportamentos de acasalamento em cerca de uma dúzia de espécies. A maioria dos polvos vive uma vida solitária, reunindo-se apenas para acasalar, mas os polvos que aparecem na nova série eram surpreendentemente sociais, disse Geiger.


“Ficamos entusiasmados com a frequência com que eles interagiam – apenas dizendo olá, brigando ou acasalando. Mas eles se movem muito rapidamente em sua pequena comunidade, então seguir um indivíduo era muito difícil. Em um dia de sorte, após semanas de filmagem, conseguimos rastrear nosso herói por mais de duas horas até que ele encontrou uma fêmea receptiva", afirmou ele.


O polvo de algas (Abdopus aculeatus) recebeu este nome porque parece que foi coberto de algas quando descansa no fundo do mar, o que na verdade é uma camuflagem perfeita. O naturalista britânico Sir David Attenborough descreveu-o como o único polvo especialmente adaptado para andar em terra, já que pode caminhar de uma piscina de maré para outra enquanto caça caranguejos.


Você pode assistir ao documentário "Secrets of the Octopus" a partir desta segunda-feira, dia 22 de abril, quando é comemorado o Dia da Terra, no Disney Plus, disponível para assinantes pelo Globoplay. O filme também será exibido neste domingo (21) no canal a cabo National Geographic, às 21h (horário de Brasília).


Nenhum comentário:

Postar um comentário