China começa a construir maior ponte do Brasil, superando a Rio-Niterói
Os investimentos da China em infraestrutura no Brasil continuam a crescer e o principal exemplo é a ponte Salvador-Itaparica, na Bahia, que terá 12,4 quilômetros de extensão — dos quais a totalidade será sobre trecho aquático, superando assim a ponte Rio-Niterói.
A China é o maior investidor externo e parceiro comercial do Brasil, transformando o panorama econômico da maior economia da América Latina. Desde 2005, a China investiu mais de US$ 72,5 bilhões no Brasil, mas a construção da ponte totalmente sobre o mar é resultado de investimento recente de US$ 4,5 bilhões.O aporte, de maio deste ano, é resultado da colaboração chinesa com o governo Lula, e foca em infraestrutura, energia renovável e agronegócio. Mas o projeto da ponte na Bahia é bem antigo. A ideia surgiu na década de 1960, mas o modelo atual de construção é um projeto de 2010.
À época, houve questionamentos sobre a viabilidade da maior ponte do Brasil, que diferentemente da Rio-Niterói, poderia ser um empreendimento com pouco uso. Mesmo assim, em 2019, muito antes do investimento em projetos de infraestrutura no Brasil, o governo da Bahia formou uma Parceria Público Privada com duas empresas da China para construir a ponte.
A CCCC (Companhia de Construções de Comunicação da China) e a CCECC (Corporação de Construção de Engenharia Civil da China) ofereceram R$ 56,2 milhões. O valor seria pago pelo governo baiano em contraprestações durante 35 anos.
O objetivo da construção é encurtar a viagem de 90 minutos para 30 minutos. As informações são do governo estadual, que divulga os benefícios da ponte, apesar das polêmicas ambientais.
Fases de construção da ponte
Em junho deste ano, o governo baiano reajustou o acordo com o consórcio chinês, formalizando uma nova Parceria Público Privada de R$ 10,6 bilhões.
O reajuste ocorreu logo após o novo aporte da China no Brasil e a conclusão das análises geofísicas no solo da Baía de Todos os Santos para viabilizar a ponte. Vale ressaltar que, além superar a Rio-Niterói — tem 13,29 km de comprimento total, mas apenas 8,8 km são sobre o mar –, a ponte na Bahia será maior da América Latina.Aliás, também em junho, o governo da Bahia divulgou um vídeo em 3D mostrando o conceito da maior ponte do Brasil.
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI), formada pela dupla de empresas da China em parceria com o governo do estado, anunciou a construção do píer em julho de 2025.
A primeira fase da construção da maior ponte do Brasil deve começar em 2026 e a conclusão das obras deve ocorrer em 2031.
Outros investimentos da China em infraestrutura no Brasil
As empresas que constroem a ponte no Brasil são responsáveis pela ponte que liga Hong Kong e Macau, na China. Esta será a maior do mundo, com 55 quilômetros sobre o mar.
A construção da maior ponte do Brasil faz parte do projeto da Nova Rota da Seda, que o governo da China criou em 2013. O projeto é uma iniciativa da China para investir em infraestrutura global.
Embora o Brasil não seja signatário, a China investiu US$ 379 milhões apenas no primeiro semestre deste ano. Além disso, os investidores chineses miram o Brasil após o tarifaço de Trump.
Além da maior ponte do país, a China é responsável por grandes construções no Brasil. Algumas das grandes obras incluem o Trem Intercidades (TIC) entre são Paulo e Campinas, o porto de São Luís e a expansão no Porto de Santos.
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