quinta-feira, 14 de agosto de 2025

NASA divulga imagem inédita de “capacete medieval” em Marte

 


A NASA divulgou uma nova imagem capturada no início de agosto pelo rover Perseverance: uma rocha de Marte com formato curioso. A foto exibe uma formação rochosa, com pico pontiagudo e o que cientistas chamam de textura nodular — características que fazem a rocha parecer um capacete medieval.

O rover Perseverance tem um instrumento chamado Mastcam-Z. Foi por ele que capturou a imagem da rocha, que se chama Horneflya, segundo os pesquisadores da NASA.“Essa rocha é composta por esferulitas. Ela se destaca menos pela forma de chapéu e mais por ser composta quase inteiramente de esferulitas”, disse David Agle, da equipe do Perseverance, ao site Space.


O que a imagem diz sobre Marte 

De acordo com Agle, o formato de capacete medieval é consistente com as formas encontradas em blocos de solo soltos, que sofreram pelo vento na superfície de Marte. No entanto, a origem das esferulitas ainda intriga os cientistas. Na Terra, texturas nodulares se formam em rochas que passam por intemperismo químico, precipitação mineral ou processos vulcânicos. Em Marte, eles acreditam que as esferulitas se foram quando água subterrânea passa por poros em rochas sedimentares. Mas a teoria ainda não tem comprovação.


Sobre o rover Perseverance


O par de câmeras Mastcam-Z permite que os cientistas capturem imagens estereoscópicas de alta resolução. Dessa forma, possibilitou a identificação de várias características do solo de Marte. Por exemplo, a rocha em forma de capacete medieval. Em março deste ano, por exemplo, o equipamento fotografou uma rocha semelhante em Marte. Antes disso, o Perseverance também identificou formações que vão desde meteoritos parecidos com rosquinhas até pedras que se assemelham a abacates. Além disso, a equipe científica do rover segue analisando rochas marcianas para compreender a geologia do planeta e suas mudanças ao longo de bilhões de anos. No momento, o Perseverance está explorando a borda norte da Cratera Jezero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário