No coração do Parque Nacional de Mammoth Cave, nos Estados Unidos, paleontólogos descobriram uma nova espécie de tubarão. Ela habitou as águas rasas da região há 340 milhões de anos. Batizado de Macadens olsoni, esse pequeno predador media menos de 30 centímetros e possuía uma característica curiosa: dentes curvos em forma de espiral, perfeitos para esmagar suas presas.Hoje, o oceano fica longe de Mammoth Cave, mas, há milhões de anos, um mar quente e raso cobria a região. Ele ligava o que hoje chamamos de leste da América do Norte à Europa e ao norte da África. Cientistas consideram o sistema de cavernas o maior do mundo, com quase 580 quilômetros de extensão mapeados.
Dessa forma, nesse ambiente, o tubarão compartilhava as águas com moluscos, vermes e outros seres marinhos. A descoberta ocorreu na Formação Ste. Genevieve, uma extensa camada de calcário que preservou fósseis de um período crucial da história da Terra.
“Esta descoberta é uma adição notável à nossa compreensão da vida marinha antiga e ressalta a importância de preservar e estudar nossa história natural”, disse o superintendente do parque, Barclay Trimble, em um comunicado.
Reescrevendo a história dos tubarões?
Os pesquisadores notaram semelhanças entre M. olsoni e outra espécie antiga, antes classificada como Helodus coxanus. No entanto, análises sugerem que esse tubarão não pertence ao gênero Helodus, mas sim a um novo grupo, agora chamado Rotuladens.
Assim, o M. olsoni é apenas uma das muitas descobertas fascinantes em Mammoth Cave. Entre os achados recentes estão o “tubarão-dente-de-unha-de-McGinnis” (Clavusodens mcginnisi), um pequeno predador de 340 milhões de anos apelidado de “tubarão-esquilo” por seu tamanho reduzido, mas mordida potente.
“Esta descoberta não só amplia nosso conhecimento sobre ecossistemas marinhos antigos, como também enfatiza o papel crucial da pesquisa paleontológica em nossos parques nacionais”, disse Trimble. “Cada descoberta conecta o passado com o presente e oferece oportunidades educacionais inestimáveis para estudantes e o público”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário