segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Falta de RAM pode encarecer PCs e celulares em 2026

 


Fabricantes de tecnologia enfrentam uma grave escassez de chips de memória DRAM que já está impactando toda a cadeia global de suprimentos. Em 31 de dezembro de 2025, a ASUS anunciou oficialmente aumentos de preços e ajustes nas configurações de seus produtos. Além disso, um documento interno vazado da Dell indicou possíveis reajustes de até 30% em 2026.A crise começou a se intensificar no final do ano passado e, segundo especialistas, deve persistir por anos. Os três principais fabricantes de memória estão priorizando a produção de memória de alta largura de banda para data centers de inteligência artificial, reduzindo a disponibilidade de DRAM (memória dinâmica de acesso aleatório) utilizada em computadores pessoais e dispositivos móveis.

De acordo com dados da Citrini Research, os preços da DRAM aumentaram aproximadamente 40% no último trimestre de 2025. As projeções indicam que os valores podem ficar até 60% mais altos no primeiro trimestre deste ano.


Impacto nos consumidores e fabricantes 

A escassez afeta diretamente fabricantes de PCs, laptops e smartphones, por exemplo, além dos consumidores finais que enfrentarão preços mais elevados por dispositivos que podem apresentar especificações inferiores às atuais. Kits de RAM estão sendo comercializados por milhares de dólares, enquanto empresas como Dell, HP, ASUS e Lenovo tentam garantir seu fornecimento de memória. Esta competição por componentes, no entanto, tende a pressionar ainda mais os preços ou restringir a oferta.


Além disso, negociações de contratos entre fabricantes de equipamentos e fornecedores de memória estão se tornando progressivamente mais difíceis e onerosas.


Soluções apresentadas na CES 

Durante a CES, feira anual de tecnologia, duas empresas apresentaram alternativas para mitigar o problema. A Phison, companhia taiwanesa, desenvolveu o aiDAPTIV, um cache SSD adicional para laptops capaz de expandir a largura de banda de memória da GPU do computador. Por sua vez, a Ventiva criou um sistema de resfriamento iônico que elimina a necessidade de ventiladores em laptops, liberando espaço para mais memória física.


Jeff Clarke, COO da Dell, comentou sobre as estratégias da empresa diante da crise: “nossa prioridade tem sido garantir o fornecimento. Essa sempre foi a regra número um da nossa cadeia de suprimentos, nunca ficar sem peças. Estamos nisso há algum tempo. Isso não apareceu do nada. Então, estamos há algum tempo garantindo nosso fornecimento”. Quando questionado sobre a gravidade da situação, Clarke afirmou: “olha, estou nesse ramo há muito tempo. Esta é a pior escassez que já vi. A demanda está muito à frente da oferta. E é impulsionada pela IA. É impulsionada pela infraestrutura. Você viu o preço do mercado à vista—está cinco vezes maior desde setembro. Isso se manifestará. Já está acontecendo nos preços contratuais”.


Motivações do mercado 

Pua Khein-Seng, fundador e CEO da Phison, explicou que a atual escassez não se resume apenas a questões de receita: “Todo CEO, toda empresa, eles querem aumentar a valorização. O preço das ações é contar histórias. Empresas de memória precisam de uma história”.


Carl Schlachte, CEO da Ventiva, destacou aspectos fundamentais do setor: “a santíssima trindade da memória é capacidade, largura de banda e topologia”. Ele também observou: “a memória de alta largura de banda está resolvendo a largura de banda no data center em um espaço onde a necessidade é tão grande que eles pagarão qualquer coisa. Não tenho certeza se isso faz muito sentido econômico a longo prazo”. Sobre as possíveis consequências caso nenhuma solução efetiva seja implementada, Schlachte alertou: “gastamos nosso dinheiro de herança no data center. E para pagar por isso, degradamos tudo. Pegamos esta oportunidade de literalmente elevar as pessoas, e a transformamos em mais um veículo para publicidade. Ela permanece no data center, porque um número limitado de empresas controla seu acesso de ida e volta. Eles vão alugar isso de volta para você. Amo isso, porque acho que poderia realmente ajudar a devolver o poder para você e eu, os seres humanos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário