quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O épico comercial da TV com controle remoto em 1961



Quando eu era criança, minha avó chegou em casa de charrete com um modernosa TV a cores Colorado. Eu fiquei emocionado, mas não havia muita coisa que fosse transmitida em cores naquela época. Além disso, a maldita TV nunca funcionou direito. Meu tio era o "técnico" e passou muito tempo consertando aquele "maldito desperdício de dinheiro" (como dizia minha avó). Quando precisou de um novo tubo de imagem foi quando ela disse: - "Foda-se!" e jogou a TV no lixo.



Ah, e o controle remoto? Também era uma dor de cabeça. Tanto as primeiras TVs a cores quanto os controles remotos não estavam prontos para o horário nobre naquela época. Era um verdadeiro pesadelo, mas a propaganda já era chique (mais ou menos) como podemos ver neste épico comercial de seis minutos para o "maior avanço na televisão desde a própria televisão em cores": o controle remoto sem fio da RCA em 1961.

Enquanto um trompete toca, uma estrela de isopor purpurinada gira na névoa, lembrando os globos giratórios que aparecem nos primeiros momentos dos filmes clássicos da Universal. A RCA Victor, então uma gigante do mundo do rádio e da televisão, chamou o controle de "Wireless Wizard" ("Assistente sem Fio").

Eles também chamaram de "incrível" aquela coisa do tamanho de um tijolo que tinha sete funções: ligar e desligar a TV. Alterar o tom, cor, brilho e volume. Dava até para mudar o canal (uau!). O Assistente sem Fio morava em um "espaço de armazenamento acessível" embutido na TV com painéis da mais pura madeira. Mas a ideia era pegá-lo e levá-lo para o sofá do outro lado da sala, lógico.

- "Sim, aqui está o melhor da televisão", diz o narrador. - "Uma conquista suprema na engenharia de televisão. Um aparelho a cores que coloca a RCA Victor anos à frente em desempenho confiável, conveniência na poltrona, estilo luxuoso. Um aparelho em que o orgulho da propriedade é verdadeiramente apenas inferior ao prazer."



 Vale a pena ressaltar que o Assistente sem Fio não foi o primeiro controle remoto sem fio. Essa distinção pertence ao Flash-matic, ideia de Eugene Polley, da Zenith, muitas vezes apelidada de padroeira dos sofás.

Do nosso véi

Nenhum comentário:

Postar um comentário