terça-feira, 11 de junho de 2019

5 razões que podem ser o estopim para uma Terceira Guerra Mundial


Após o massacre de Paris, o mundo se mobilizou em uma guerra contra o terror (algo que já existia, principalmente depois dos atentados de 11 de Setembro). Do outro lado da batalha estão os jihadistas, que declararam guerra à todos os infiéis. Robert Farley, especialista sênior de Kentucky, mostra os perigos dessa e de outras situações.


Confira logo abaixo cinco das razões que poderiam desencadear uma Terceira Guerra Mundial a qualquer momento, há quem diga que nesse ano de 2019 tal evento se concretizará, porém são apenas boatos (assim espero).


Primeira razão 


O primeiro e maior risco de desencadear a terceira guerra mundial são os constantes conflitos na Síria. Os terroristas do EI são a principal preocupação do mundo na atualidade, o que tem aumentando o número de países que se unem para bombardear os territórios dominados pelos jihadistas. Mesmo com a união de grandes países, como membros do comitê permanente de segurança da ONU: EUA, França, Reino Unido, China e Rússia, a pressão interna dentro da aliança de países pode aumentar, pois há planos distintos para o destino da Síria.


Segunda razão 


Os conflitos entre as áreas externas da Síria pode desencadear rapidamente conflitos com a Turquia, Arábia Saudita e Irã. Essa semana a Arábia Saudita criou uma nova coalizão anti Terrorismo. Além disso, se nesse cenário de terror o relacionamento 'distante' entre Paquistão e Índia piorar e se grupos radicais realizarem ataques à Índia, haverá um revide sangrento entre as duas nações. Nesse caso, os EUA iriam intervir devido seus laços com a Índia e da mesma forma a China defenderia o Paquistão. O governo paquistanês não pensaria duas vezes em usar armas nucleares. Vale ressaltar que fora os grupos apoiados por Islamabad, o Estado Islâmico já anunciou que montou uma base na Índia.


Terceira razão 


Essa pode ser uma das mais perigosas, pois envolve Japão e China. Já faz algum tempo que os dois países disputam os territórios das Ilhas Senkaku/Diaoyu, implantando exércitos armados na região para defender o local que ambos se consideram donos. Como os Estados Unidos possuem um acordo de cooperação e segurança com o Japão, interferiria nos conflitos, o que poderia envolver outros países, bem como a China, em represália, realizaria ataques contra a base militar americana.


Quarta razão 


Constantes conflitos no Mar Meridional entre EUA e unidades aéreas e navais da China. Havendo um descontrole entre as nações envolvidas, surgiria uma guerra China x EUA, da qual Japão e Índia entraria no confronto para defender os Estados Unidos, bem como países, inclusive árabes, poderiam auxiliar a China.


Quinta razão 


Por fim, a crise na Ucrânia. Embora esse assunto tenha perdida espaço na mídia, a situação não mudou muito com o passar dos anos, de forma que a OTAN pode vir a interferir, o que desencadeará a fúria de Putin. Países em condições 'neutras' entrariam em qualquer das situações de guerra para cumprir com acordos internacionais ou simplesmente criar alianças de cooperação pela paz.

Do nosso véi

Nenhum comentário:

Postar um comentário