quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Artista ambidestra desenha seis retratos de cabeça para baixo usando simultaneamente as mãos e os pés

 


A multitarefa tem sido tradicionalmente percebida como um domínio da mulher. Uma mulher, particularmente uma com filhos, estará rotineiramente fazendo malabarismos entre um trabalho e uma casa, em si uma mistura frenética de lancheiras infantis, tarefas domésticas e organização de compromissos e arranjos sociais. Mas um estudo, publicado na revista PLOS One em 2019, mostrou que as mulheres não são melhores em multitarefas do que os homens. Os resultados mostraram que os cérebros das mulheres não são mais eficientes em nenhuma dessas atividades do que os dos homens.

No entanto, o mesmo estudo concluiu que as mulheres são mais organizadas sob pressão. Quando elas tem vários trabalhos a fazer, passam mais tempo pensando no início, enquanto os homens são geralmente impulsivos: começam muito rápido e acabam não fazendo nada. Isso sugere que, em uma situação complexa e estressante, as mulheres são mais capazes de parar e pensar sobre o que está acontecendo na frente delas.



Mas o que falar da linda artista holandesa Rajacenna van Dam? Ela primeiro ficou famosa por fazer retratos de famosos da cultura pop hiperrealistas, mas tão reais que parecem mesmo fotos. Com o tempo ela percebeu que podia criar arte hiperrealista empregando as duas mãos de forma independente. Sua prática é tão inacreditável que, em 2019, um fio do Reddit, com mais de 10 mil comentários, questionava se aquilo era realidade ou resultado de um vídeo editado. A moça linda agora subiu a aposta demonstrando que ela pode desenhar seis retratos de cabeça para baixo simultaneamente usando as mãos e os pés. Só de imaginar sinto um nó no cérebro.


- "Eu amo me desafiar então pensei porque não tentar pela primeira vez pintar com os pés enquanto desenhava de forma realista de cabeça para baixo e também um desenho em 3D", disse ela, que acabou surpresa com a habilidade que ela tem também com os pés.



- "Fiquei surpresa o quanto de controle eu sou capaz de ter sobre meus pés, algo que nunca havia percebido antes. Todo esse tempo eu estava desenhando enquanto achava que meus pés eram inúteis com arte e agora, descobri que eles podem fazer muito mais do que eu pensava!", explicou.


Os temas desses retratos incluem Angelina Jolie, Mulher Maravilha, Billie Eilish, Harry Potter, Bella Poarch e Shakira. O vídeo acima é um time-lapse de 1:20 que resume as 20 horas de trabalho. Para os mais céticos ela também postou um outro time-lapse de 40 minutos, onde dá para ver mais claramente o que ela está fazendo.



É mais lento é claro, mas provavelmente um pouco mais chato. Eventualmente para os incrédulos mais obstinados ela promete postar o vídeo em tempo real em breve. Pessoas verdadeiramente ambidestras representam apenas cerca de 1% da população. Pessoas que não têm mão dominante e podem usar as duas mãos com igual habilidade são cerca também de 1%, embora muitas canhotos possam usar sua mão não dominante quase tão bem quanto a dominante. Mas a forma mais rara de ambidestria é quando a pessoa pode usar as duas mãos com grande habilidade, o tempo todo, ao mesmo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário