quarta-feira, 12 de junho de 2024

Turistas espaciais voltaram à Terra mais jovens, aponta exame de DNA

 


Um estudo que analisou o DNA dos turistas espaciais da missão Inspiration4, da SpaceX, constatou que os quatro membros da tripulação ficaram geneticamente mais jovens durante à viagem. Acompanhe!

Publicado na revista Nature, na última terça-feira (11), o estudo analisou amostras de sangue e outros materiais genéticos obtidos durante à viagem de três dias, que ocorreu em setembro de 2021. Hayley Arcenaux, médica da missão, coletou as amostras durante a viagem, que serviram para uma bateria de testes durante meses após o retorno à Terra. Esses testes mostraram que o espaço tem efeitos profundo e rápidos no corpo humano, sendo detectados em biomarcadores no sangue poucas horas após o lançamento da nave.


Os pesquisadores afirmaram que os turistas espaciais da Inspiration4 apresentaram assinaturas genéticas. Eles observaram alterações proteicas e na expressão genética, mesmo com uma exposição curta ao voo espacial.



Como turistas espaciais ficaram mais jovens no espaço?


De acordo com o estudo, houve uma redução nas biomarcadores que indicam o envelhecimento do DNA. Os quatro turistas espaciais apresentaram no DNA biomarcadores mais jovens e saudáveis. Esses marcadores dos turistas espaciais são os telômeros, estruturas do DNA que protegem os cromossomos, impedindo o desgaste do material genético. Os telômeros se encurtam com o passar dos anos e também por fatores ambientais e pelo nível de stress.


Os cientistas afirmaram que os telômeros da tripulação apresentaram um alongamento durante os três dias da missão espacial. Pesquisadores observaram esse fenômeno anteriormente quando estudaram os efeitos da estadia do astronauta Scott Kelly no espaço.Kelly passou um ano no espaço e surpreendeu os pesquisadores, que esperavam resultados opostos, ou seja, maior envelhecimento, devido ao alto nível de stress que o organismo passa no espaço.


No entanto, esses efeitos nos turistas espaciais da Inspiration4 são ainda mais surpreendentes devido à duração inferior da missão, de três dias no espaço, de acordo com os cientistas. Os cientistas acreditam que o alongamento do telômero ocorreu como uma resposta protetiva à alta exposição de radiação no espaço. Contudo, o efeito no DNA dos turistas espaciais durou somente até o retorno à Terra, segundo os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário