Dez anos atrás, uma selfie teve mais de 2,5 milhões de retuítes em menos de 24 horas. Na imagem, feita durante a premiação do Oscar de 2014, estavam reunidos grandes estrelas do cinema: Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o, Angelina Jolie e Bradley Cooper, que fez o clique.
Após uma década, a foto que foi "a mais famosa do mundo" é vista como uma "maldição". A imagem "quebrou a internet", mas quase todos que aparecem nela experimentaram pesadas adversidades na carreira e na vida pessoal, de cancelamento a acusações de crime sexual.
A começar por Ellen DeGeneres, que postou a foto megaviral. A estrela da TV caiu em desgraça após denúncias de que promovia um ambiente tóxico no seu programa, que foi extinto. Spacey foi levado à Justiça por assédio sexual e acabou despejado da bem-sucedida série "House of Cards". O ator foi cancelado nas redes sociais. Sua carreira nunca mais foi a mesma, apesar de absolvido.
Brad e Angelina, o casal mais badalado do cinema, divorciaram-se em 2016, com trocas de farpas. Para completar, em 2017, chegou ao fim o casamento de 45 anos de Meryl Streep com o escultor Don Gummer.
Cooper acabou com fama de azarado: desde 2014 foi indicado dez vezes ao Oscar. Não venceu em nenhuma. Leto, que tinha uma carreira promissora, acabou estrelando filmes que não vingaram em público e crítica. E a superestrela Julia Roberts também começou a experimentar o ocaso na carreira.
Por outro lado, Lupita, o seu irmão Peter, Jennifer Lawrence e Channing Tatum conseguiram sobreviver à "maldição" da selfie.
Em questão de minutos, a foto já apresentava 100 mil compartilhamentos. Em 15 minutos, a marca de um milhão já havia sido alcançada. O grande tráfego de usuários, comentando o mesmo assunto, causou transtornos ao Twitter (agora X). Ellen DeGeneres chegou a dizer, durante a cerimônia, que a rede havia saído do ar por causa do volume de usuários atraídos pela selfie.
Com tantos compartilhamentos, a selfie dos astros ultrapassou a postagem que, até então, havia feito mais sucesso no Twitter: a imagem de um abraço do então presidente americano Barack Obama na primeira-dama Michelle, ao celebrar sua reeleição, em 2012.
O reinado da foto como mais compartilhada da História da rede social durou pouco mais de três anos. Em maio de 2017, uma mensagem de um adolescente americano, que pediu para uma cadeia de fast food o fornecimento ilimitado de nuggets de frango durante um ano, ultrapassou a marca de 3.490.249 retuítes e desbancou a "selfie" dos famosos de Hollywood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário